ADS 468x60

quarta-feira, 8 de maio de 2013

FUTEBOL ANTIGO NA VERÔNICA EM TEÓFILO OTONI

Betão " pé de anjo" nasceu no povoado de Sucanga que fica próximo a Poté e Valão. Antigamente a estrada de ferro Bahia-Minas passava por ali. Eu, quando jovem, ia muito a Valão para jogar futebol e uma certa vez nós perdemos o trem de volta e tivemos que andar a pé uns trinta quilômetros até Teófilo Otoni.
Pois bem, Betão "pé de anjo" era oriundo daquelas bandas e veio muito jovem para trabalhar em Teófilo Otoni, cidade polo mais próxima que "tava fichando" gente para trabalhar. Assim, ele não precisaria ir para o corte de cana no interior de São Paulo.
Pé de anjo tinha um problema. Como foi criado na roça, ele nunca tinha calçado sapato e vez ou outra usava uma famosa "precata" feita de tiras de borracha e solado de pneu. Quem nasceu ou viveu na roça nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, conhece bem a famosa "precata".
Em Teófilo Otoni, Betão foi morar na antiga favela do "pela jegue" que ficava ali no alto do morro do eucalipto. Quando eu era rapazinho, joguei muito futebol mo campo do "pela jegue". Sempre tinha futebol da Vila Verônica contra os meninos do alto do Eucalipto e era disputa ferrenha nos gramados do "estádio" do pela jegue.
'Aquela época, nem todos podiam comprar um par de chuteiras que era um artigo de luxo. Quando ganhei meu primeiro par de chuteiras, a famosa marca Gaêta, quase "botei um ovo de alegria". A maioria jogava mesmo era descalço.
Bola pra cá e bola pra lá indo para no meio de um mato cheio de espinho tipo "carirú" bravo. Ninguém ia lá buscar a bola. Com uma coragem invejável, Betão corria entre os espinhos e trazia a pelota para alegria de todos. Assim, nasceu o apelido de Betão "pé de anjo".
Seo Oswaldo, apelidado de Oswaldo "suco de cana", antigo treinador do Vila Rocha Esporte Clube, fazia questão de escalar Betão "pé de anjo" nas partidas ou levá-lo como roupeiro e massagista do time. Nem bem a bola caia no espinheiro ou no meio do mato, seo Oswaldo gritava: "Vai que é sua pé de anjo".
Há muito tempo não tenho notícias do pé de anjo. É bem provável que ele já tenha partido para outras esferas a exemplo de João Moleque, Zé Mário, Jabuti, Zé Muriçoca, Elcino e outros inesquecíveis companheiros de infância e juventude na Vila Verônica em Teófilo Otoni.
São Pedro, caso pé de anjo esteja por lá, deve estar feliz. Afinal, São Pedro não vai buscar bola no espinheiro do inferno. Essa missão certamente ficará sempre para nosso saudoso Betão "pé de anjo".


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao meu saudoso amigo Márcio "braga". Antigo roupeiro e massagista dos times de várzea da Vila Verônica em Teófilo Otoni nos anos de 1970. Barbacena, 08/05/2013.

0 comentários:

Postar um comentário