ADS 468x60

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DISTRITO DE ENGENHEIRO SCHNOOR EM ARAÇUAÍ

Lá pelos idos de 1994 a 1997, tive a alegria de residir no querido Distrito de Engenheiro Schnoor que pertence ao município de Araçuaí no Vale do Jequitinhonha. Schnoor, como é conhecido, fica na divisa com Novo Cruzeiro. A gente sai do Capão, um pequeno povoado de Novo Cruzeiro e logo chega ao Schnoor.
Os dois lugares são cortados pelo Rio Gravatá com belas paisagens ao longo do seu curso. Pesquei muitos lambarís e tomei muito banho naquelas águas sem muita poluição. Àquela época parecia que a água do rio não tinha muita poluição.
Trabalhei durante dois anos na Escola Estadual José Dos Santos Neiva. Uma excelente instituição de ensino  que tinha uma particularidade que me encantava, ou seja, uma horta de onde vários legumes e hortaliças eram colhidos e servidos na merenda escolar. Nessa época, a diretora era a senhora Maria Cleuma.
Penso que fui um bom amigo e incentivador da juventude de Schnoor que me emocionava com seus sonhos e desejos em conquistar uma vida com mais dignidade. Assim, passei a incentivá-los na luta dos sonhos.
Tive vários amigos por aquelas bandas e prefiro não citar nomes. Posso cometer injustiça a uma multidão de pessoas maravilhosas que me proporcionaram muitas alegrias junto com minha esposa e meus filhos.
Antigamente, o trem da Estrada de Ferro Bahia Minas passava no Schnoor, que, ainda tem o o prédio da estação de passageiros. Eu gostava de ficar ali e imaginando o trem chegando e partindo. Nas minhas lembranças vinha aquela música de Raul Seixas: " OI, oia o trem, vem chegando por trás das montanhas, oi, oi o trem...".
Há muitos anos não visito o Schnoor. Alguns dizem que lá melhorou muito. Outros dizem que não. Ainda assim, fico feliz em saber que num passado recente, ajudei de alguma forma ao povo daquele lugar a acreditar que " sonho que se sonha só é ilusão e sonho que se sonha junto é realidade" e " Na nossa cidade é que começamos a ser felizes". Pois bem, Leonardo Boff e Mário Lago tinham razão. Um dia desses apareço por lá...

Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho (Téo Garrocho)- Texto dedicado a Antonio Coelho, o popular "Batata" de Engenheiro Schnoor, Município de Araçuaí-MG- Em 20/05/2013, Barbacena-MG.

0 comentários:

Postar um comentário