ADS 468x60

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DEMOREI A ACREDITAR

Pois é, o tempo passa rápido...Cheguei à terceira idade. Como? Desconfiança meu amigo, mineiro é desconfiado, não joga prosa à toa. O bom mineiro observa os movimentos do cotidiano e silenciosamente tira conclusões. Eu, por exemplo, já tirei as minhas e assumi de vez, ou seja, sai do armário! Sou um neófito da terceira idade. Como descobri? Detalhes, gentilezas, presentinhos diferentes, elogios, entre outras coisas. Alguns exemplos? Cessão de lugar nos ônibus coletivos, senhor daqui, senhor dali, solidão nos bancos de praças, ajuda para carregar pacotes e bolsas, prioridade nas filas, presentinhos como bonés, filtro solar, chaveiros, agasalhos, toucas de lã, pijamas e mais aquelas perguntas:"O senhor sente muito frio, seo Téo? Este meião com emblema do Botafogo é muito quente, espero que o senhor faça um bom proveito".
Descobri também que ando repetindo um mesmo acontecimento. Outro dia, em um domingo, fui contar um caso para a minha família e meus três filhos com apoio da minha mulher disseram em coro: "Cê já contou na hora do almoço!". E assim assumi de vez a tão implacável terceira idade.
Mas, vamos conversar baixinho e te faço uma pergunta: É ruim? Tenho certeza que não. Hoje, sinto-me com uma vontade "meio louca" de viver cada minuto da minha vida. Hoje, paro para admirar a natureza com seu verde, suas flores, suas serras. Hoje, cuido do meu jardim, planto árvores, jogo lixo no lixo, economizo água, amo os animais, os pássaros e sempre tenho um sorriso para o meu próximo. Correr? Só nas caminhadas e exercícios físicos que não deixo de praticar. Agora, aquela correria desvairada da juventude recheada de utopias, nunca mais. Quero sombra, água fresca e burro amarrado.
Falando em burro, outro dia meu filho mais novo, disse que estou igual burro velho. Ou seja, esquecendo de tudo. Meu Deus, será que esqueci de falar sobre a terceira idade?


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho.(Téo Garrocho)- Texto publicado na Revista Café-com-Letras da Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG, página 27, ano 8, número 08- Outubro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário