ADS 468x60

domingo, 19 de dezembro de 2010

RUA DA BOSTA EM FILADÉLFIA

A rua estreita era conhecida como rua da bosta. Não havia por parte da administração pública nenhum interesse em beneficiar seus moradores. Segundo os mais antigos, todo aquele descaso era oriundo da ferrenha oposição que Simplício Jatobá fazia a muito tempo ao governo municipal comandado pelo coronel Serapião.
O coronel Serapião era mestre em agradar. Presentinho daqui, presentinho dali e o povo ia se acostumando com os agrados que visavam o eterno controle social e político da distante e pacata Filadélfia no Vale do Mucuri.
Diziam as más linguas, tipo Simplício Jatobá, que o coronel Serapião tinha o costume de dizer ao velho deputado majoritário: " O povo daqui, deputado, é igual animal. Todo dia você vai cevando com uma cuia de milho e ele fica cativo".
Assim, o velho coronel, de cuia em cuia tomava conta da pequena Filadélfia e seus problemas que nunca tinham solução. Tapinha nas costas daqui, tapinha nas costas dali e era visível a estagnação em todos os sentidos. O único problema era o Simplício Jatobá e suas idéias malucas, segundo o coronel.
Pois bem, Simplício foi à capital. Conheceu novas pessoas, travou conhecimentos e voltou decidido. Criaria uma associação com respaldo popular e lutaria pelos direitos da rua da bosta e sua pequena Filadéfia. O coronel e seus seguidores se assustaram...
" De grão em em grão a galinha enche o papo" e assim Simplício Jatobá foi semeando a semente da esperança e libertação do povo da cidade. Dizem que a pequena Filadélfia já conseguiu até uma universidade federal. Coisas da organização do povo.


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho). Texto dedicado à minha amiga e antiga professora Maria José Haueisen Freire, prefeita de Teófilo Otoni(MG).Barbacena, 19/12/2010.

0 comentários:

Postar um comentário