ADS 468x60

terça-feira, 27 de março de 2012

HOMENAGEM AO POVO NA SUA ESSÊNCIA EM TEÓFILO OTONI

É comum em todo o Brasil, câmaras municipais fazerem homenagens a personalidades que trabalham em prol do engrandecimento do município. Sempre observei nestas homenagens, sem tirar o mérito das mesmas, uma certa tendência a outorgar medalhas, diplomas e moção a uma classe mais elitizada. A não ser moção, é muito raro fazerem homenagens a operários, gente simples que fizeram, fazem história em várias atividades e jamais foram sequer citadas em reuniões de câmaras municipais que também são chamadas de "casa do povo".
Pois bem, se a "casa é do povo", penso que o povo na sua essência deveria e deve ser lembrado com mais frequência pela sua valiosa contribuição á construção do município. Assim, penso, quem sabe um dia o povo retornaria ás reuniões de câmaras municipais onde são discutidos e elaborados os destinos da sua terra.
Em Teófilo Otoni, minha terra natal, eu poderia enumerar centenas de homens e mulheres trabalhadores que praticamente ficaram no esquecimento e por certo haverão de ficar. Ouço falar sempre que "uma terra, um povo que não preserva sua história, acaba sendo uma terra sem memória para as futuras gerações. Deve ser como não ter vida...
É preciso que atentemos para este detalhe urgentemente e com isto não criarmos um pensamento espiritual de rejeição ao nosso torrão natal em decorrência do esquecimento aos nossos antepassados que tanto lutaram pela grandeza da nossa terra.
Para ilustrar este texto, lembro que estava presente no enterro do falecido João Gabriel da Costa, o popular Seo Nô e posso afirmar com certeza que foi o maior acompanhamento de populares a um cortejo fúnebre em Teófilo Otoni. Seo Nô não era e nunca foi um homem rico e elitizado, mas, Seo Nô tinha "cheiro de povo", adjetivo pouco comum em muitos atuais vereadores de Teófilo Otoni e de outras câmaras municipais do Brasil.
Um dos filhos do Seo Nô, Humberto Salustiano Costa, que é jornalista na cidade de Caratinga(Terra do grande Ziraldo) disse naquele dia uma frase que ficou gravada na minha memória e no meu coração. Ao olhar para aquela multidão que acompanhava o enterro do seu pai, ele solitariamente disse: "Vocês são um povo maravilhoso".
Fica ai registrado de como são as reações dos filhos dos operários e operárias quando sentem seus pais serem reconhecidos mesmo após a morte. Preservamos então a história e façamos justiça...


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao saudoso João Gabriel Salustiano Costa( João de Seo Nô), filho de Nõ, amigo fraterno em Teófilo Otoni. Em 27/03/2012, Barbacena-MG.

1 comentários:

nait sabes disse...

E aí Téo... Vc não me conhece, sou irmão do saudoso Genebaldo e primo por afinidade do também saudoso João Gabriel da costa... Meu nome: Sebastião Pereira Campos Filho (da Brejaúba)...
Gostaria que me fornecesse o E-mail de Humberto que à muito não vejo. Resido à muitos anos em BH.
Muito obrigado. E Genebaldo falava muito de vc.
saudações...

Postar um comentário