Conheci muita gente que costumavam dizer que era ladrão. Foram tantos que daria uma extensa lista.Quando trabalhei cemitério municipal de Teófilo Otoni,vez ou outra, a polícia vivia perseguindo ladrão no interior do famoso Laborum Meta.
Tinha um tal de "Pé de Anjo" que, diziam, era um mestre em furtar as viúvas que frequentavam o cemitério.O tal Pé de Anjo não usava de violência e só furtava as viúvas ricas. Pé de Anjo tinha este apelido porque só assaltava com pés descalços para não fazer barulho. Quando a polícia vinha investigar e observava as pegadas, não tinha dúvidas,tinha sido Pé de Anjo.
Outro ladrão muito conhecido foi Toninho "Bosteiro". Diziam que ele era violento e após roubar as pessoas, dava tiros para a vítima correr "cagando nas calças". Dai o apelido Toninho Bosteiro que morreu jovem e assassinado.
No dia de finados tinha um tal "Beija Flor" que era um artista em vender flores furtadas dos jazigos. Ele ficava observando as pessoas colocando belas flores nos jazigos e quando iam embora, aparecia o tal Beija Flor e catava as flores para revender na entrada do cemitério a preço de banana. Sua prática ilícita não durou muito, tendo em vista que outros "Beija Flores" surgiram e gerou discórdia no meio maléfico. Assim todos foram descobertos e presos.
Esse negócio de furto e roubo é bem antigo. Tem um amigo meu que disse ter existido um prefeito pelas bandas do Vale do Mucuri que roubava demais. Quando o tal prefeito era questionado sobre suas supostas ações ilícitas, grande parte do povo repetia em coro nas praças públicas uma citação máxima que encarna a corrupção: " Fulano,o prefeito, rouba, mas faz". Ladrão é mesmo coisa antiga e exemplo nós temos quando dois foram crucificados junto com Jesus Cristo.
Estou escrevendo este texto para lembrar ao povo brasileiro que tanto aplaudiu a novela Avenida Brasil, que está acontecendo em Brasília o julgamento do famoso mensalão. É preciso que todos nós amantes de uma postura honesta e transparente em nossa pátria, torçamos para que todos aqueles que usaram da prática de atos ilícitos na administração pública sejam condenados e cumpram suas penas nos presídios que afinal não foram feitos só para os Toninhos Bosteiros, Beija Flores e Pés de Anjos da vida.
Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado á minha amiga Maria do Carmo Ferreira da Silva (Cacá), Ex Prefeita de Araçuaí-MG.Texto escrito em Barbacena,em 22/10/2012
0 comentários:
Postar um comentário