João Teixeira, mais conhecido por João Pica Mula não é curandeiro. João Pica Mula é carpinteiro há 40 anos e tem sua oficina situada entre a antiga Rua dos Caianas e Avenida Floriano Peixoto no Bairro Manoel Pimenta que já foi conhecido por Vila do Veneta.
Eu tenho um amigo escritor que mora ou já morou ali naquelas bandas e se chama José Alfredo Brandão. Este, dotado de uma inteligência rara, escreveu vários livros onde aborda temas e personagens de Teófilo Otoni e região do Vale do Mucuri.
Confesso que sempre gostei do estilo José Brandão. Ele tem a capacidade literária de começarmos a ler seus escritos e não parar. É como você estar com muita sede e encontrar água para beber. Brandão escreve o que já viveu ou vive no meio do povo.
E, foi vivendo no meio do povo, como Brandão, que também passei a escrever sobre o cotidiano das pessoas que ao longo da vida tive o prazer de conhecer e conviver com as mesmas. Assim, escrevo sobre o médico, o taxista, o operário, o radialista, o político, o roceiro, o alfaiate e até mesmo sobre seres fictícios que crio na minha imaginação neste humilde dom que Deus me proporcionou.
E, falando em dom, volto ao início do texto para relembrar do João Pica Mula que tinha o dom da carpintaria com suas criações moveleiras que encantava a todos que procuravam por sua arte. Sempre que sobrava um tempo, passava na carpintaria de Pica Mula para trocarmos um "dedinho de prosa". Gostava quando lhe perguntava para que servia o óleo de peroba. João Pica Mula em sua elementar sabedoria respondia que o óleo de peroba servia para dar brilho aos móveis, mas, " os políticos usam muito para dar brilho na cara. Quanto maior o nariz do mentiroso, maior o brilho, principalmente em véspera de eleições".
De volta para casa, eu ficava matutando: " Daqui a quatro anos eles voltam". João Pica Mula tinha razão!
Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao meu saudoso amigo Chico carpinteiro, um operário do bem. Barbacena,03/11/2012
0 comentários:
Postar um comentário