ADS 468x60

sexta-feira, 17 de maio de 2013

OS RAIZEIROS DAS FEIRAS LIVRES DE TEÓFILO OTONI

Desde menino eu observava aquele movimento na feirinha livre e no Mercado Municipal de Teófilo Otoni. Nas  bancas ou até mesmo nas calçadas, um monte de saquinhos plásticos com várias espécies de raízes á venda por homens e mulheres conhecedores ou entendidos da flora brasileira. São inúmeras as pessoas que procuram os raizeiros na busca de alguma raiz para curar ou aliviar seu problema de saúde, principalmente nos Vales dos Mucuri e Jequitinhonha, onde a falta de médicos e uma melhor assistência em se tratando de saúde pública, ainda é precária. Aliás, em todo o Brasil. Ainda que eu reconheça muitos avanços políticos, ainda não consegui entender tanto dinheiro gasto com campos de futebol, publicidades caríssimas na mídia e por ai vai. 
Conheci no distrito de Engenheiro Schnoor, lá pelas bandas de Araçuaí, um senhor de nome Gilão. O sujeito era um entendido em raízes do mato. Certa vez, eu estava com uma dor danada nos rins. Como lá não tinha e não tem hospital, procurei o tal Gilão que me "receitou" uma raiz de nome "Caninha de macaco". Meu Deus, a minha patroa Dadá fez o chá e tomei. Foi "tiro e queda". Nunca mais tive dor nos rins.
Próximo á nossa casa em Teófilo Otoni, na favela do Cata Quiabo que ficava ao lado do Subaco Fedendo, tinha um tal de Dona Maria Raizeira que tinha raiz para todo tipo de " muléstia", como ela mesma dizia. Me lembro que mesmo antes de existir este tal de Viagra, Dona Maria Raizeira fazia uma garrafada de pinga boa misturada com uma raiz chamada de "Rufão" que dava muita virilidade ao homem e á mulher também. Cansei de ver muito homem mais velho comprando aquela garrafada de "Rufão" ou mandando alguém comprar "Prá não dar na vista", segundo Dona Maria.
Os e as raizeiras fazem parte do folclore e história dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. É comum você encontrar vários deles em feiras populares. São respeitados e considerados mestres na "receita" para os diversos tipos de "muléstia" no linguajar do povo.


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao meu amigo Arnô Barbosa, mais conhecido por Arnô do Fumo, em Teófilo Otoni-MG. Em 17/05/2013, Barbacena-MG.

0 comentários:

Postar um comentário