Gosto de história. É através da história que ficamos cientes do fatos passados. No Brasil, infelizmente, é comum a maioria dos brasileiros não ter interesse pela sua história. É fato real que habitamos em uma pátria onde a maioria não tem o hábito da leitura, não tem interesse em saber como foi criada sua pátria e o lugar onde nasceu.
Sempre, desde meus tempos de infância, fui muito curioso no sentido de conhecer fatos e acontecimentos passados da minha terra natal que é Teófilo Otoni no Vale do Mucuri em Minas Gerais e, são tantos que poderíamos juntar vários historiadores para contá-los em um livro ou documentário que seria de grande valia para os amantes da história.
Atualmente, observamos uma juventude mais preocupada com redes sociais, jogos virtuais e assim vamos sendo constantemente chamados de um povo sem memória. Em Teófilo Otoni, acredito, que ainda não temos um museu público onde poderiam estar sendo guardadas fotografias, livros, documentos, pinturas, objetos pessoais e relatos pessoais de outrora que marcaram a história do nosso rincão.
O título deste texto retrata uma pessoa que fez história em Teófilo Otoni. O Ex. Vereador por vários mandatos que se chamava Francisco Onofre Pereira, ou carinhosamente chamado pelo povo de Chico Tatu. Alguns mais novos perguntam sempre de onde veio o apelido de Chico Tatu. Pois bem, dentro dos meus parcos conhecimentos, gostaria de dizer que tive a honra de conhecer e conversar sempre com o saudoso Chico Onofre. Um vereador sempre muito bem votado e que certa época, numa terra conservadora e elitizada, lançou sua candidatura a prefeito do município de Teófilo Otoni. O seu partido tinha três candidatos e ele foi o mais votado. Mas, àquela época da ditadura militar, eram somados os votos dos partidos que eram apena dois ( Arena e MDB). Assim venceu o partido do MDB e Chico Tatu, mesmo sendo muito bem votado, não ganhou as eleições para prefeito.
Foi nesta época que ele passou a ser conhecido por Chico Tatu, devido seu programa de governo ter sido marcante e irreverente à época. Ele, caso fosse eleito, pretendia construir túneis nos morros de Teófilo Otoni para que o trânsito ficasse sem muitos engarrafamentos. Segundo Chico Tatu, seriam construídos túneis no morro da Copasa, saindo da Praça Tiradentes e final próximo á Rio Bahia. Outro túnel saindo da Avenida João XXIII, passando "por baixo" do morro do cemitério e final no Bairro Marajoara nas imediações do Fórum e INPS. Outro túnel saindo próximo ao Tiro de Guerra, passando "por baixo" do morro do Altino Barbosa e final no Bairro Grão Pará.
À época, Chico foi alvo de provocações e até mesmo considerado um "louco" pelos adversários políticos. Mas, hoje com o trânsito caótico e engarrafado de Teófilo Otoni, Principalmente no centro. muitos devem estar sentindo que Chico Tatu tinha razão com suas idéias irreverentes. Fica aqui minha homenagem ao saudoso Chico Onofre, um grande vereador, um vereador do povo que merece ter seu nome perpetuado na construção e história de Teófilo Otoni.
Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicados aos familiares do saudoso amigo e grande vereador em Teófilo Otoni, Francisco Onofre Pereira, nosso querido Chico Tatu. Em 17/05/2013, Barbacena-MG.
0 comentários:
Postar um comentário