A barba era tão grande que as pontas podiam ser colocadas dentro do bolso da camisa. Apesar do calor sufocante de 35 graus, Tinga usava um surrado paletó preto ao estilo Charles Chaplin. Vivia ali na praça fazendo pequenos " bicos" e propagando sua doutrina no "miolo" da Praça Tiradentes em Teófilo Otoni.
Comunista assumido a exemplo do saudoso Oscar que viveu 105 anos, Tinga tinha e tem orgulho em mostrar sua carteirinha do partido. Uma minúscula parcela de admiradores gostam da sua oratória e sua pregação em prol da doutrina igualitária. Uma imensa maioria amantes do capitalismo e consumismo, querem mesmo é que Tinga morra e vá queimar no fogo do inferno.
Ás vezes, fico questionando como grandes intelectos são esquecidos e não são admirados. Outro dia, lendo sobra a vida pública do ex. Ministro Ayres Brito, descobri que o mesmo candidatou-se a deputado no Estado de Sergipe e não foi eleito. Enquanto isso, vemos vários exemplos na nossa pátria onde tem muita gente que é eleita e não sabe nem o que significa elaboração de leis. Assim, sem desmerece-los, até porque sempre respeitei e vou respeitar a vontade soberana do povo nas urnas, penso que homens como um Ayres Brito no Sergipe, um Paulo Delgado e um Tilden Santiago em Minas Gerais, deveriam sempre ser eleitos para grandeza e fortalecimento da política brasileira.
Da última vez em que estive em Teófilo Otoni, tive o privilégio de tirar uma foto ao lado do velho Tinga que me encantou com sua sabedoria, Segundo Tinga, aquela foto seria para a eternidade, pois reconhecia em mim um homem justo, fraterno, tolerante. Antes que eu me despedisse dele, Tinga perguntou se eu ainda gostava da música " Prá não dizer que não falei das flores" de Geraldo Wandré, que nós dois cantávamos muito há alguns anos atrás. Como esquecer?
Penso que nos dias atuais ninguém mais reconhece o velho Tinga. A juventude mais preocupada com jogos virtuais nem sabe o quanto Tinga representou para Teófilo Otoni e região. Assim como Tinga, muitos outros em Teófilo Otoni, foram esquecidos. Para a grande maioria que ainda estão vivos, a exemplo de Tinga, só restou mesmo os solitários bancos das praças de Teófilo Otoni e muitas outras do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário