ADS 468x60

sábado, 28 de setembro de 2013

EVANGÉLICOS EM TEÓFILO OTONI

Antigamente era costume chamá-los de crentes. Com o passar do tempo ficaram conhecidos por evangélicos. Na minha modesta opinião, os crentes ou evangélicos são, assim como outros cristãos, seguidores de Jesus Cristo e fieis à Bíblia  que significa uma coletânea de livros considerados sagrados. É bem provável que existam muitos outros escritos sobre Jesus Cristo e que não foram transcritos para a Bíblia.
Desde rapazinho, eu conheci e conheço muitos crentes em Teófilo Otoni. Inclusive, na minha juventude, presenciei um apedrejamento de um pequeno salão onde um senhor que se auto intitulava de missionário da obra de Deus, orava fervorosamente com uma Bíblia na mão "mostrando a verdade que liberta" e expulsando demônios e coisas ruins em nome do senhor Jesus Cristo.
Felizmente, aprendi com meus pais o respeito ás crenças e religiões dos seres humanos e sendo assim sempre respeitei aquele senhor missionário. Eu até interferia e pedia ás pessoas que não jogassem pedras na pequena igrejinha. Afinal, qual o mal que ele fazia para nós? Assim como o padre da nossa paróquia, ele também pregava o amor ao próximo, a caridade e os ensinamentos de Cristo. Tinha oferta? Tinha. Assim como também na nossa paróquia tinha oferta e também o dízimo.
Sempre visitei igrejas evangélicas e nunca me senti incomodado com nada de anormal. O mesmo sentimento de fé que tive em missas dominicais foi os mesmo sentido nas orações das igrejas evangélicas. A doutrina criada pelos homens pode até ser diferente, mas na minha concepção de crença, o caminho de todos é um encontro espiritual com um ser supremo superior e considerado sagrado.
Em todas as instituições e isto é antigo, sempre haverá em sua maioria pessoas de boa índole e uma minoria que envergonha o lugar a que pertencem. Isto acontece nas igrejas, nas comunidades, nas instituições militares e nos meios políticos. Sendo assim, exemplos não faltam desde a traição de Judas até crimes de corrupção praticados por Juízes, Policiais, Políticos e tantos outros.
Guardo com muito carinho na minha memória o exemplo de vida de muitos evangélicos que conheci em Teófilo Otoni, a exemplo do senhor Bertino Lorentz, Lôro "Pipoqueiro", Pedro Amorim, Pastor Édson, Pastor Francisco Costa, Pastor Fábio Costa e muitos outros crentes no senhor Jesus Cristo. Assim como os evangélicos, guardo com carinho lembranças de muitos católicos a exemplo de Dona Chiquinha Ottoni, Dona "dos Anjos", Padre Geovani Liza, Irmã Arcângela, Dona Lígia Gusmão, Dona Nirinha do Schnoor. Também não esqueço dos bons e caridosos espiritas a exemplo do senhor Oswaldo Reis, Maria Bonfim(Dinha), Dona Adanil Portugal e senhor Joaquim Portugal e tantos outros.
Às vezes, eu paro para pensar naquele povo que há uns quarenta anos atrás atiravam pedras naquele humilde missionário e na sua humilde igrejinha de crente e relembro uma frase de Jesus Cristo: "Quem não tem pecado, que atire a primeira pedra". Sendo assim, eu peço perdão a Deus por mim, por eles, por todos nós.

Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado aos meus amigos de infância e juventude em Teófilo Otoni, Pastores evangélicos Francisco Costa e seu irmão Fábio Costa. Em 28/09/2013, Barbacena-MG.

0 comentários:

Postar um comentário