ADS 468x60

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LIBERDADE SEMPRE EM TEÓFILO OTONI

Eu tenho uma gaiola com mais de cinquenta passarinhos de várias espécies. Tenho o costume de namorá-los quando estou em casa. A gaiola fica pendurada em um pé de goiaba e os passarinhos ficam todos juntos. Ali eles se alimentam, bebem água fresca, cantam muito e não brigam entre si. Todos os meus amigos e as crianças que conhecem a minha gaiola, ficam maravilhados com a festa proporcionada pelos passarinhos.
Desde criança eu sonhava em ter uma gaiola como aquela e com muitos passarinhos. No começo eram dois, três e com o passar dos dias eles foram aumentando e já passam de cinquenta. Eles ficam misturados numa alegria e algazarra como criancinhas em época de férias. São rolinhas, canarinhos amarelos e rajados, coleirinhas, currixos, sanhaços, garrinchinhas, sabiás, pardais, periquitos e muitos outros.
A cada dia que passa, vão aparecendo novos visitantes. Coloquei um bebedouro com água para os beija flores que "param" no ar sem se importar com a festa dentro da gaiola onde os passarinhos bicam o painço, alpiste e canjiquinha. Coloquei também bananinha prata e bananinha dedinho de moça que os sanhaços e os currixos devoram em poucos minutos.
Tenho um amigo que ama a natureza e quando ele visita minha casa, é comum ele ficar parado que nem uma estátua admirando aquela festa de pássaros dentro da gaiola. Segundo ele, a minha ideia foi genial, "coisa de maluco" e se a moda pega, vão aparecer milhões de gaiolas daquele tipo em muitas casas e quintais do mundo inteiro. Posso afirmar com certeza que milhares de pessoas no mundo inteiro já tem o tipo de gaiola que encanta a todos que me visitam. Penso que não sou o primeiro. Muitos amantes da liberdade surgiram antes de mim.
Eu costumo pensar que aquela gaiola representa muito para mim que sempre lutei e vou continuar lutando por liberdade. Aquela gaiola no meu humilde quintal e que encanta a todos não possui portas e nem trancas. Os passarinhos continuam sempre livres como deveriam ser todos os povos do mundo. Sempre pensei e vou morrer pensando que a alma livre é mais feliz.

Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado aos professores e mestres da Universidade dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha em Teófilo Otoni-MG. Texto escrito em 17/10/2013- Barbacena-MG. 

0 comentários:

Postar um comentário