ADS 468x60

terça-feira, 29 de outubro de 2013

JUSTIÇA E FRATERNIDADE EM TEÓFILO OTONI

Ha trinta anos não tinha noticias do PJ. Na verdade, PJ ainda é o apelido ou nome de guerra de Pedro Paulo Fernandes Pessoa, um amigo de infância e juventude na antiga Vila Verônica em Teófilo Otoni. Na certa, meus bondosos pais passaram meu celular para ele e não deu outra. Exatamente à meia noite, PJ me ligou quando este velho mancebo estava naquela fase de dormindo como um anjo.
PJ sempre foi e acredito que continua sendo um sujeito irreverente. Afinal não é qualquer um que liga para as pessoas em plena meia noite. Confesso que de todos os meus amigos, ele foi o mais polêmico no bom sentido. PJ era daqueles que se você falasse que fulano de tal era boa pessoa, ele imediatamente retrucava: "Bom que nada Téo, Bom é Deus que está nos céus".
Nunca me esqueço que várias pessoas ao sentir a presença de PJ, eles atravessavam a rua e passavam de longe. Alguns até se benziam fazendo o em nome da cruz. PJ não estranhava e dizia que "Todo aquele que tem rabo preso, corre da verdade". Seria o PJ a verdade em carne e osso encarando olho a olho a mentira? Tudo é possível neste mundo.
Polêmico ou não, PJ sempre me encantava com suas sábias palavras. Tinha eu uma antiga bicicleta Monark muita velha que andava de mão em mão. Eu nunca fui agarrado a coisas materiais e sempre emprestava minha velha bicicleta a todos que precisavam e assim aquela prestativa bicicleta ficou conhecida por todos como  "a calanga do Téo".
Pois bem, certa vez emprestei a tal calanga para o PJ ir até à Vila Barreiros visitar seu irmão Ildemar, mais conhecido por Carabina que frequentava e tocava tambor no Centro Espírita da saudosa e bondosa Dona Maria José Leite. Nesse intermeio, chega à minha casa um primo meu que queria minha bicicleta emprestada e eu disse que PJ estava com a mesma lá pelas bandas da Vila Barreiros.
O tempo passou, passou. passou. PJ só chegou à tardinha na "boquinha da noite" e meu primo muito nervoso disse que ele demorou muito e "nem era da família para ficar aquele tempo todo com a calanga do Téo". Foi ai que o polêmico PJ entrou em cena e disse: " Que família? Téo é nosso irmão,  não discrimina ninguém e não tem família de alta sociedade. A família de Téo somos nós, o povo. A calanga de Téo é nossa. É do povo".
Depois daquele momento, nunca mais PJ conversou com meu primo. Parecia a verdade olhando no olho da mentira dizendo: "Avançar sempre, retroceder jamais".

Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao meu amigo de infância e juventude, Pedro Paulo Fernandes Pessoa, o famoso PJ de Teófilo Otoni. Texto escrito em 29/10/2013 em Barbacena-MG.

1 comentários:

Rômulo disse...

Téo, boa noite!!!

Meu nome é Rômulo, moro em BH há muitos anos, também sou amigo de infância do PJ, é muita coincidência ler seu comentário, eu estava procurando uma coisa pela internet, em Teófilo Otoni e abri seu blog, peço desculpas pela intromissão, e faço este comentário devido a coincidência, hoje o PJ saiu da casa da minha mãe em Teófilo Otoni e ligou-me, brincamos muito (minha mãe chama-se Josefa, mora ao lado do Safra Materiais de construção, moramos muitos anos na Vila Verônica).

PJ é uma pessoa admirável, corajoso e de bom caráter, aprecia a verdade e não se preocupa em revesti-la para suaviza-la; o respeito muito, tenho 59 anos, e uma das coisas mais belas que fiz em minha vida foi manter amizade com esta pessoa decente, PJ. Acredito em tudo que você escreveu, é muito parecido com ele.

Não sei se você sabe, ma PJ tem vários filhos formados em curso superior, uma filha dele estava para os Estados Unidos e um filho para Alemanha. PJ coloca-se entre as pessoas mais inteligentes que conheci. Ele me disse que vai candidatar a vereador na cidade de Ibirité em 2016, já estou fazendo campanha para ele.

Postar um comentário