ADS 468x60

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SONHO DE MATAR MACACO

Sonhar é bom. Eu, por exemplo, já tive milhares de sonhos na minha vida terrena. Quem nunca sonhou alguma coisa na vida?. Penso que sonhar faz parte da vida de todos nós, independente de posição social, raça ou credo. Sendo assim, mente á obra e sonho para que te quero.
Meu amigo Timotinho, aquele mesmo que quando surta e fica aparando cuspe ao alto com a boca, sempre me relatava que o sonho que mais gostava era aquele em que ele morria esfaqueado com as tripas expostas para fora. Segundo ele, ao acordar sentia-se como tivesse nascido de novo e passava a gostar mais da vida. Analisando o sonho do meu amigo Timotinho, acho que sonho tem muito a ver com o cotidiano da gente e até mesmo com o exercício da nossa profissão. Timotinho fazia bico de trabalho matando porcos no antigo chiqueiro do senhor Joaquim Duarte, ali pelas bandas da antiga grota da dona Verônica em Teófilo Otoni.
O senhor Amaro que morou ali pelas bandas da antiga favela do Subaco Fedendo em Teófilo Otoni, passou por terríveis problemas mentais. Senhor Amaro era um trabalhador exemplar e cuidava de muitos jardins e gramados nas residências mais luxuosas. Resumindo, ele tinha contato com pessoas mais abastadas, mais sadias, mais bem vestidas e mais bonitas aparentemente. De uma hora para a outra, o senhor Amaro começou a perguntar para o povo da favela " se alguém tinha visto uma moça bonita montada num cavalo alazão". Até ai tudo bem até o momento em que ele começou afirmar categoricamente que " aquela moça era filha de um coronel e que era sua namorada". Ai, o bicho pegou e o povo começou a comentar em boca pequena e ao pé do ouvido que o senhor Amaro havia ficado doido. E assim não deu outra com as  autoridades levando o senhor Amaro para ser internado num manicômio de Barbacena. Nunca, nunca mais voltou para Teófilo Otoni...
Estou escrevendo este texto após ter assistido um programa de televisão onde uma matéria jornalística muito bem feita mostra o trabalho daqueles abnegados médicos que dão assistência a comunidades ribeirinhas na região amazônica. Realmente, um belo trabalho profissional dos médicos em prol daquele povo tão esquecido pelos poderes públicos no Brasil. Mas, mudando de pau para cavaco, o que tem a ver o que eu comecei no texto com o que os médicos estão realizando na região amazônica?
Pois bem, na matéria jornalística, apareceu sendo entrevistado um senhor que foi operado pelos bons médicos e ficou curado de catarata. Aquele senhor quase não enxergava mais e fatalmente perderia de vez a visão. Foi então que a jovem repórter perguntou a ele: " O senhor está me enxergando?", e ele: "sim, a senhora é uma moça muito bonita". Então a moça repórter perguntou: "E agora, o senhor vai voltar para a casa na selva e qual o maior sonho do senhor quando lá chegar?". E o senhor respondeu: " Meu maior sonho é pegar minha espingarda e matar um macaco".
Pensando bem, acredito firmemente que tanto Timotinho e senhor Amaro não eram "tão doidos" como o povo comentava ao pé do ouvido. Ou eram???

Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado a meu bom amigo Januário Basílio ( residente em Barbacena), um excelente profissional na arte da fotografia, Jornalismo e pensamentos positivos para uma cidade de Barbacena melhor para todos nós. Texto escrito em Barbacena aos 08/01/2014.

0 comentários:

Postar um comentário