ADS 468x60

segunda-feira, 19 de março de 2012

A HISTÓRIA É COMPLICADA...

Sempre gostei de história. Foi e continua sendo minha matéria preferida. Alguns colegas de escola diziam que história era matéria decorativa e portanto "fácil" para passar de ano escolar.
"Fácil" ou não, sempre pensei e penso que história é de fato uma paixão antiga que carrego a tiracolo, assim como carrego um velho lenço, um cinto surrado, uma escovinha de cabelo tipo aquelas de enfiar os dedos e minha velha carteira de documentos.
Meu velho pai dizia que "homem tem que andar com documentos, um lenço, cinto e carteira". Interessante que ele, meu pai, nunca falava em dinheiro na carteira. Dai vem mais um motivo para acreditar que meu pai sempre foi comunista quando também dizia a nós seus filhos e ao povo que: "Homem não precisa de dinheiro farto. Só o básico". Segundo meu pai, ele aprendeu esta teoria numas reuniões da POLOP(Política Operária) que eram realizadas por alguns militantes da esquerda e ferroviários da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas em Teófilo Otoni.
Ai, lembro que quando morei em Araçuaí, trabalhando na Prefeitura Municipal no governo de Maria do Carmo Ferreira da Silva(Cacá), eu tinha um amigo que sempre me dizia: "Olha Téo, se o brasileiro estiver com a pança cheia, tudo estará bom para ele". Só faltou ele completar "...e dê circo", de Maquiavel.
Toda vez que lembro daquele amigo, lembro também de um padre meu amigo lá de Teófilo Otoni, o padre Giovani Lisa que também sempre dizia: "Como colocar Deus na mente de um povo faminto, sem saúde, sem cultura?". Assim, lembro também da minha sogra Germana que morou lá pelas bandas do povoado de Ribeirão das Almas no Vale do Jequitinhonha. Ela sempre dizia que: "Saco vazio não para em pé". Com este dito popular, ela fazia com que todos na roça, inclusive eu, comessem torresmo e muito pirão. Era para dar uma tal "sustança", segundo ela.
Outro dia em Barbacena, um professor meu amigo "trocando um dedinho de prosa" comigo, falou que nem tudo é verdade na história. Segundo ele, "alguns escritores não afirmam que tal fato aconteceu realmente e sim que: Dizem, dizem, dizem... e por aí em diante".
Fico a pensar "com meus botões" em alguns fatos a exemplo: Dizem que Wladmir Herzog Suicidou? Dizem que a lei da ficha limpa será executada? Dizem que a comissão da verdade será real? dizem que Dilma está guardando a cadeira para Lula em 2014? Dizem que estão preservando o tal Curió?
Pensando bem, discordo dos meus antigos colegas de escola. História não é tão fácil. É complicada demais...



Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado á liberdade de expressão em 19/03/2012-Barbacena-MG


0 comentários:

Postar um comentário