O ônibus é antigo. Nota-se que não são limpos como deveriam ser. O motorista parece nervoso e o trocador confuso. Milhões de brasileiros, como eu, precisam do transporte coletivo e o serviço é péssimo de má qualidade. Há muita propaganda na mídia para que você obtenha um carro, mas, nenhuma sobre melhorias no transporte público. O metrô brasileiro é horrível e assim como no transporte em ônibus, é como se fôssemos sardinhas em lata. É preciso dizer isto ao mundo para que as pessoas de outros países não pensem que aqui no Brasil tudo é um paraíso. Pelo contrário, os problemas aqui são imensos, degradantes para a construção de uma cidadania plena. A maioria que assistiu a copa das confederações e o mundo precisa saber disto, foi gente de uma qualidade de vida melhor. ( Tipo, vamos dizer assim, povo que não dá trabalho quando bebe muita cerveja. Me engana que eu gosto senhores empresários e governo). O povão mesmo ficou nas ruas tomando uma cachacinha, vendo pelos telões e protestando contra a falta de recursos na saúde, contra uma polícia com ranço ainda da ditadura ( tem gente morrendo de saudade da redentora), protestos contra os políticos corruptos que são maioria no Brasil e por ai vai. Se a presidenta Dilma, que já está em queda nas pesquisas não tomar providências nos rumos do seu governo em favor do povo na sua essência, podem ter certeza que "a vaca vai pro brejo" como dizia meu velho e bondoso avô Ioiô garrocho.
Todos os dias preciso do ônibus. Ao meu lado senta uma senhora muito gorda. Tento fechar as pernas para dar mais espaço a ela e parece não ter adiantado. Ela me espreme no canto da janela e sinto-me acuado. A mulher puxa conversa e diz que "ser gorda não é fácil". Ela confessa que sofre muito pela obesidade e abre mais as pernas me empurrando mais para o canto. Confesso a ela que estou espremido e não sei como vou descer no próximo ponto. Ela parece não ouvir e penso comigo que aquela mulher além de gorda deve ser também surda.
Andar de ônibus coletivo no Brasil não é fácil. Parece que uma amiga minha metida a granfina tem razão quando diz que ônibus coletivo no Brasil é parecido com um caminhão que transporta galinhas ao abatedouro. É duro, mas tenho que concordar com a perua. Viajar no transporte público é mesmo como ir ao abatedouro sem dó e piedade.
Acho interessante como se portam as pessoas nos ônibus. A maioria fica em silêncio observando pela janela os prédios, o movimento dos pedestres transitando nas ruas, um vira lata que passa, etc, etc. Outros, entram conversando e não param. reclamam do preço da passagem, do motorista, do trocador, das ruas repletas de buracos, do governo, do prefeito, dos vereadores. Reclamam, reclamam e a viagem segue...
Enquanto isso, a tal mulher gorda cochila e dorme. Penso que na certa deverá descer no ponto final e eu com fico? Estou ali espremido no canto da janela como um frango à espera da degola. Para completar, passa um e diz: " Coitada da sua mulher, de tão cansada dormiu!".
Meu ponto de descida se aproxima e não tenho escapatória. Cutuco a gorda sonolenta e ela diz que sente cócegas se cutucada. Com muito esforço devido á minha fragilidade física, consigo retirar aquelas pernas pesadas tipo mocotó de boi de cima dos meus joelho. Enfim, levanto aliviado. Livre, meu Deus, livre!!!
Amanhã será um novo dia e com certeza vou voltar. Assim, como milhões de brasileiros, preciso do transporte coletivo. É bem provável que encontre outra mulher ou homem bem gordo. Mas, se eu encontrar aquela, aquela, aquela de novo e ela venha sentar ao meu lado, deixarei o lugar vago para o sujeito que reclama de tudo e todos. Na certa ele vai ter mais um bom motivo para reclamar no Brasil. Pena que ele não vai desconfiar que a tal mulher além de gorda é surda. Ou vai??? É o Brasil para todos!!!
Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao meu amigo José Maria Figueiredo, Motorista e proprietário de ônibus no Distrito de Engenheiro Schnoor, Município de Araçuaí-MG, em 03/07/2013, Barbacena-MG.
0 comentários:
Postar um comentário