ADS 468x60

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AMARILDO, UM HERÓI BRASILEIRO QUE SUMIU

Sim, Amarildo é o novo herói brasileiro. Um herói como milhares de trabalhadores que levantam cedo e vão em situação precária para o árduo trabalho na luta pela sobrevivência nesta pátria de tantas desigualdades sociais. Pobre Amarildo, não nasceu em berço de ouro, não morou em palácios, não participou do mensalão e não teve advogados milionários para defendê-lo, não teve um enterro...
Amarildo? apenas um ajudante de pedreiro. Amarildo? apenas um trabalhador assalariado. Amarildo? apenas mais uma fotografia amarelada pendurada no varal da pátria que os políticos dizem ser de todos. Amarildo? ora bolas, ninguém vai se preocupar com o sumiço dele, assim devem ter pensado o ou os miseráveis que torturaram ou mataram  Amarildo.
E foi pensando em Amarildo que relembrei cenas de miseráveis torturadores que, em "nome da lei", ( Torturar é lei?) quebram portas de humildes casebres nas favelas brasileiras. Foi pensando em Amarildo que relembrei a invasão da nossa casa pela ditadura militar com seus algozes quebrando tudo e dando tapas e chutes na nossa família. Assim como Amarildo, muita gente já morreu ou sofreu nas mãos malditas de torturadores e assassinos que costumam ganhar louvores de alguns superiores pela valentia e dedicação. É verdade, tem muito valente covarde mesmo entre quatro paredes dos porões de tortura nesta pátria. Não podemos esquecer nunca que quem bate esquece e quem é torturado carrega sequelas irreversíveis para a vida toda. Não adianta fazer UPP enquanto o ranço da ditadura continuar atrasando a consolidação da democracia.
Onde está Amarildo? onde está Rubens Paiva? onde estão os corpos dos mortos e desaparecidos da Guerrilha do Araguaia? porque mataram o jornalista Herzog? porque mataram Lamarca? porque mataram Marighella? porque torturaram e mataram Stuart Angel, o filho de Zuzu Angel? Que pátria é esta onde a gente não conhece a verdadeira história? A quem interessa esconder tanta mentira? Até quando os menos desfavorecidos vão ser humilhados com tapas nos rostos por gente (?) fardada pagas com o dinheiro suado do trabalhador?
O que teria acontecido se Amarildo fosse o filho do Mega empresário Eike Batista? O que teria acontecido se Amarildo fosse filho de um comandante da Policia Militar? O que teria acontecido se Amarildo fosse filho de um General do Exército? O que teria acontecido se Amarildo fosse filho de um Ministro  da Justiça? Mas, ledo engano nesta pátria de aparências. Na verdade, Amarildo sou eu, é você peão que bate cartão para trabalhar. é você gari e faxineiro que limpa as ruas e os banheiros fétidos de repartições públicas de Brasília ocupadas por políticos que vivem mamando nas tetas há séculos. Amarildo é você bancário explorado pelo banqueiros, Amarildo é você Professor tão explorado e mal pago, Amarildo é você jovem do vale do Jequitinhonha que ainda em pleno século XXI, tem que sair da sua terra em Minas Gerais para cortar cana em São Paulo.
Enfim, Amarildo é mesmo mais uma fotografia amarelada pendurada no varal da pátria. Amarildo, somos todos nós clamando por justiça. Até quando? 


Autor: Walter Teófilo Rocha Garrocho(Téo Garrocho)- Texto dedicado ao ajudante de pedreiro Amarildo da Favela da Rocinha no Rio de Janeiro que foi preso pela Polícia Militar de uma UPP, "prestou depoimentos" e sumiu, ou seja, nunca mais voltou para casa. Texto escrito em 07/08/2013, Barbacena-MG.




0 comentários:

Postar um comentário